Nária Ribas; Joanina Caputti; Luana Caputti
INTRODUÇÃO
As histórias infantis
estão presentes na vida social da criança deste de muito cedo, seja em casa,
com os pais contando histórias na hora de dormir ou na escola, deste a educação
infantil. O que se percebe muitas vezes é que estes livros são trabalhados como
meros passatempos, sem se pensar na riqueza de trabalho que se pode construir e
com os conhecimentos que podem ser explorados, em diversas áreas, tendo como
possibilidade um trabalho interdisciplinar.
Habitualmente utiliza-se os livros de educação infantil
como eixo de linguagem oral e escrita, deixando ás vezes de lado uma rica
exploração que também pode ser realizada com conceitos matemáticos. Por despertar
curiosidade e motivação nas crianças o livro infantil possibilita um trabalho
significativo também na matemática, é possível explorar diversos conceitos
partindo de histórias que as crianças conhecem e gostem, acrescentando ainda
mais na sua aprendizagem.
Zacarias e Moro (2005) afirmam que ao considerar a
capacidade infantil de interpretar as histórias e a necessidade de estimulá-la,
as crianças podem e conseguem compreender diversos conceitos matemáticos, sendo
possíveis de trabalhar com diversos problemas gerados pela história,
possibilitando dessa maneira ao professor trabalhar fazendo uma conexão entre
as interpretações da literatura infantil e a iniciação matemática.
Além da linguagem e da matemática, é possível explorar os
diversos eixos apresentados no Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil (RCNEI,1998), como música, natureza e sociedade, artes, movimento,
decorrendo de uma série de conceitos que podem ainda mais despertar a
curiosidade da criança e tornar o trabalho mais significativo, por ligar todas
essas áreas do conhecimento.
Assim Zacarias e Moro (2005) citam a importância do
trabalho com a literatura infantil, como a diversidade de aspectos que podem
ser abordados através desse trabalho, além de despertar o gosto e o prazer pela
leitura:
Ao oferecerem desafios de
natureza cognitiva e ao traduzirem o significado de suas palavras, os textos
literários valorizam a inteligência da criança, sua capacidade interpretativa e
lhe possibilita resolver problemas cuja natureza abstrata ela é incapaz de
alcançar, a não ser pela adesão ao universo simbólico. Consequentemente,
instalam a motivação interna da criança para a leitura, visto que ela deseja
ler porque a linguagem de narrativas e de poemas a mobiliza para a compreensão
do mundo e para a autonomia daí decorrentes. (SARAIVA, 2001, p. 19, citado por
Zacarias e Moro,2005).
Dessa
forma considerando a importância do livro infantil como proposta
interdisciplinar, o trabalho a seguir traz como proposta a construção de um
livro infantil e suas possibilidades de exploração de diversos conteúdos
relacionados a história para crianças na faixa-etária da educação infantil,
ilustrando um material que desperte o interesse e a atenção das crianças em
querem conhecer e manusear o livro.
JUSTIFICATIVA
A
proposta de construção de um livro infantil tem como objetivo abordar
diferentes perspectivas de conteúdo, percebendo assim a riqueza da ação
pedagógica como uma prática interdisciplinar. Dessa forma a ideia de construir
algo que chamasse a atenção das crianças foi primordial, tendo ilustrações
vivas e um texto que abordasse curiosidades do dia a dia delas, que as vezes
não são respondidas, como que animais botam ovos?
Assim o tema da história “O ovo da
coruja” partiu da ideia de acreditar que as crianças ficam deslumbradas ao
saber como os filhotes nascem e também por imaginar que a questão da coruja
dormir durante o dia e acordar somente a noite despertaria a curiosidade da
criança, sabendo também que adoram um suspense ou um mistério ao qual tenham
que desvendar.
Com a construção do livro elencamos
uma série de atividades que podem ser trabalhadas explorando os diversos eixos
apresentados no RCNEI, favorecendo um trabalho rico quanto a
interdisciplinaridade na educação infantil, sendo possível trabalhar ou adaptar
a qualquer faixa-etária dessa etapa.
PROCESSO DE ELABORAÇÃO
No
início do trabalho as ideias são muitas e até chegar em um produto final, o
grupo teve muitas discussões, fazendo-nos perceber o grande leque de
possibilidades de trabalho que a construção de um livro ou uma história
infantil pode favorecer na educação infantil. Acreditamos que as expectativas
ao resultado do trabalho foram superadas e os objetivos propostos atingidos, por
saber que nossa construção poderá facilitar e enriquecer também nossa prática
pedagógica.
A construção do livro vez com que
pensarmos na diversidade e riqueza que esse trabalho possibilita, dessa maneira
o livro “O ovo da coruja” traz uma história que explora todos os eixos citados
no RCNEI com tais propostas de conteúdos e atividades:
Matemática:
contagem de 1 a 9; sequência lógica da história; senso espacial com o movimento
de cada animal; direção e lateralidade; tamanho dos ovos de cada animal; noção
de distância e posição apresentadas na história; classificação dos tipos de
animais (aves, silvestres); discriminação (semelhança e diferença de cada grupo
animal); tempo: dia e noite; situações-problemas relacionadas com a história;
formas geométricas e cores.
Linguagem oral e escrita:
leitura da história e sua interpretação, releitura da história; formas variadas
de apresentação da história; recorte e colagem de revistas dos animais que
aparecem na história, pasta de figuras com animais dos determinados grupos;
vídeos dos animais vivendo em seus habitat.
Natureza e sociedade:
características dos animais apresentados na história, alimentação, locomoção,
reprodução, habitat, como convivem (cadeia alimentar); questionamentos para
pesquisa (por que a coruja dorme de dia e não a noite? a cobra tem pé, por que
a tartaruga anda tão de devagar, por causa do casco que é pesado? por que tem
aves que voam e outras não?).
Música:
imitação dos sons dos animais apresentados na história; escutar os sons reais
desses animais na floresta; cantar músicas infantis que abordem o assunto do
livro;
Movimento: imitar
os movimentos de cada animal, relaxamento imaginando como o animal tenta sair
do ovo; corridas imitando os movimentos; pintura no rosto dos animais para
dramatizarem a história.
Artes: exploração
de diversas texturas representando a pele ou pena de cada animal; pintura
explorando as cores das aves; confecção dos animais com sucata; confecção de
quebra-cabeça.
A diversidade de exploração é muito
rica com a proposta do livro infantil, é possível a construção de um projeto
que envolva todos da escola e a família, relacionando todas as áreas e tornando
o processo de aprendizagem da criança mais significativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho da construção do livro em primeiro momento
pareceu-me simples, mas o resultado que este trabalho proporciona é imenso, a
discriminação de atividades e conhecimentos que podem ser trabalhados me
surpreendeu e me fez pensar mais em minha prática, refletindo sobre a riqueza
que posso explorar com minha turma a cada leitura de um livro.
O mais importante acredito foi quebrar esse tabu que o
livro apenas serve para o requisito da linguagem oral e escrita, a ideia da
interdisciplinaridade na educação infantil partindo do livro infantil é
deslumbrante e acarreta um trabalho de ensino e aprendizagem muito mais
significativo, principalmente quanto nos referimos a matemática, ao qual vejo
habitualmente que é pouca trabalhada no cotidiano da creche, explorando apenas
conteúdos relacionados a números e formas geométricas.
Essa experiência me instigou ainda mais a buscar um
trabalho rico e significativo para meus alunos, acreditando que através dessas
práticas sua aprendizagem fique mais prazerosa, estimulando sua criatividade,
fantasia, inteligência e seu desenvolvimento integral.
Além disso, foi muito prazeroso e significativo para
minha formação vivenciar esta construção descobrindo que o universo da
literatura infantil possibilita um diferencial na prática pedagógica e que
somos privilegiados em usufruir desse momento, para, melhor sabe-lo trabalhar
com nossos alunos.
Nária
Aparecida Moura Ribas.
A elaboração deste livro de
educação infantil fez me refletir sobre a importância da literatura infantil
como forma de aprendizagem e conhecimento.
Pude perceber que um livro não é apenas a narração de uma historinha
qualquer, mas dentro dele há inúmeras possibilidades de conhecimento, se
soubermos usá-lo corretamente, conseguiremos instigar em nossos alunos a
curiosidade, a criatividade e o gosto pela leitura. Analisando um livro infantil e elaborando um,
pude observar suas cores, suas formas, seus desenhos, a linguagem utilizada, os
conteúdos abordados e suas relações com o currículo escolar.
O trabalho com histórias infantis é sempre
muito rico e valioso em uma sala de aula e não pode ser esquecido ou limitado
pelos professores, as histórias devem ser exploradas, lidas, relidas,
recontadas, ilustradas, devem ser manuseadas pelas crianças, e assim despertar
o desejo por novos conhecimentos e novos prazeres.
Luana
Caputti
A realização desse trabalho foi importante por me fazer
refletir sobre minha prática e como o trabalho com livro infantil é
fundamental, por possibilitar uma exploração de vários conteúdos, inclusive
matemáticos.
A experiência da confecção do livro me encantou e adorei
todo processo, de discutir e pensar na história, selecionar as imagens e fazer
uma verdadeira arte para ilustrá-lo.
Além disso tenho certeza que esta vivência se estenderá
para minha prática pedagógica, fazendo com que enriqueça mais o meu trabalho na
educação infantil, criando histórias e partindo delas para realizar mais
atividades que sejam significativas para as crianças.
Joanina Caputti
ANEXO:
O OVO DA CORUJA
A coruja estava dormindo na árvore e perto dela havia um ovo quebrado,
os bichos da floresta ficaram preocupados, achando que poderia ser um dos ovos
de seus ninhos.
Como ninguém conversava com a coruja, porque ela voava somente a
noite, todos tinham medo e não sabiam nada sobre ela, somente que ela dormia
durante todo o dia para atacar a noite. Logo correram para ver se seus ovos
estavam seguros e não havia desaparecido nenhum.
O tucano voou até seu ninho em um galho próximo da coruja e logo
contou seus ovos:
-1,2,3. Ufa! Estão todos aqui.
A arara fez o mesmo voou até seu ninho também, um pouco mais longe
dali e contou:
- 1,2,3,4. Que alívio, não estÁ faltando nenhum.
O peru logo grugulejou:
- tenho que ver meus ovos. 1,2,3, 4, 5, todos aqui, estão seguros.
A tartaruga com dúvida resolveu também verificar, demorou um pouco
para chegar até o lugar que os ovos estavam enterrados, porque anda muito
devagar, mas conseguiu contar
- 1,2,3,4,5,6. Ai, ai, estão todos aqui.
A pata saiu correndo grasnando para contar seus ovos: =1,2,3,4,5,6,7.
Ufa! Não falta nenhum.
O passarinho saiu voando em direção ao ninho, em uma árvore que ficava
atrás da árvore onde estava a coruja, morrendo de medo de estar faltando algum,
mais foi uma grande surpresa contou:
- 1,2,3,4,5,6,7,8.
e todos estavam lá.
A cobra também preocupada rastejou até SEU NINHO para contar:
- 1,2,3,4,5,6,7,8. Meu deus! estÁ faltando um, É o ovo que a coruja
comeu.
Ficou desesperada, quando viu um de seus filhotes tentando sair
debaixo da folha, ufa! Não estava faltando, um dos ovos já havia quebrado,
então resolveu contar todos para confirmar
- 1,2,3,4,5,6,7,8,9.
Como não estava faltando nenhum ovo, resolveram aquela noite ficarem
acordados observando o que a coruja iria fazer. Tiveram Uma grande surpresa, ao
acordar a coruja saiu do galho e logo avistaram algo se mexendo dentro de um
ninho, era um DOS filhotes da coruja.
Todos ficaram aliviados e felizes por saber que a coruja também tinha
ovos para cuidar e proteger.
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