sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADE DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR


Nária Ribas; Joanina Caputti; Luana Caputti  

INTRODUÇÃO
            As histórias infantis estão presentes na vida social da criança deste de muito cedo, seja em casa, com os pais contando histórias na hora de dormir ou na escola, deste a educação infantil. O que se percebe muitas vezes é que estes livros são trabalhados como meros passatempos, sem se pensar na riqueza de trabalho que se pode construir e com os conhecimentos que podem ser explorados, em diversas áreas, tendo como possibilidade um trabalho interdisciplinar.
            Habitualmente utiliza-se os livros de educação infantil como eixo de linguagem oral e escrita, deixando ás vezes de lado uma rica exploração que também pode ser realizada com conceitos matemáticos. Por despertar curiosidade e motivação nas crianças o livro infantil possibilita um trabalho significativo também na matemática, é possível explorar diversos conceitos partindo de histórias que as crianças conhecem e gostem, acrescentando ainda mais na sua aprendizagem.
            Zacarias e Moro (2005) afirmam que ao considerar a capacidade infantil de interpretar as histórias e a necessidade de estimulá-la, as crianças podem e conseguem compreender diversos conceitos matemáticos, sendo possíveis de trabalhar com diversos problemas gerados pela história, possibilitando dessa maneira ao professor trabalhar fazendo uma conexão entre as interpretações da literatura infantil e a iniciação matemática.
            Além da linguagem e da matemática, é possível explorar os diversos eixos apresentados no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI,1998), como música, natureza e sociedade, artes, movimento, decorrendo de uma série de conceitos que podem ainda mais despertar a curiosidade da criança e tornar o trabalho mais significativo, por ligar todas essas áreas do conhecimento.
            Assim Zacarias e Moro (2005) citam a importância do trabalho com a literatura infantil, como a diversidade de aspectos que podem ser abordados através desse trabalho, além de despertar o gosto e o prazer pela leitura:
       Ao oferecerem desafios de natureza cognitiva e ao traduzirem o significado de suas palavras, os textos literários valorizam a inteligência da criança, sua capacidade interpretativa e lhe possibilita resolver problemas cuja natureza abstrata ela é incapaz de alcançar, a não ser pela adesão ao universo simbólico. Consequentemente, instalam a motivação interna da criança para a leitura, visto que ela deseja ler porque a linguagem de narrativas e de poemas a mobiliza para a compreensão do mundo e para a autonomia daí decorrentes. (SARAIVA, 2001, p. 19, citado por Zacarias e Moro,2005).
Dessa forma considerando a importância do livro infantil como proposta interdisciplinar, o trabalho a seguir traz como proposta a construção de um livro infantil e suas possibilidades de exploração de diversos conteúdos relacionados a história para crianças na faixa-etária da educação infantil, ilustrando um material que desperte o interesse e a atenção das crianças em querem conhecer e manusear o livro.
           
JUSTIFICATIVA
            A proposta de construção de um livro infantil tem como objetivo abordar diferentes perspectivas de conteúdo, percebendo assim a riqueza da ação pedagógica como uma prática interdisciplinar. Dessa forma a ideia de construir algo que chamasse a atenção das crianças foi primordial, tendo ilustrações vivas e um texto que abordasse curiosidades do dia a dia delas, que as vezes não são respondidas, como que animais botam ovos?
            Assim o tema da história “O ovo da coruja” partiu da ideia de acreditar que as crianças ficam deslumbradas ao saber como os filhotes nascem e também por imaginar que a questão da coruja dormir durante o dia e acordar somente a noite despertaria a curiosidade da criança, sabendo também que adoram um suspense ou um mistério ao qual tenham que desvendar.
            Com a construção do livro elencamos uma série de atividades que podem ser trabalhadas explorando os diversos eixos apresentados no RCNEI, favorecendo um trabalho rico quanto a interdisciplinaridade na educação infantil, sendo possível trabalhar ou adaptar a qualquer faixa-etária dessa etapa.

PROCESSO DE ELABORAÇÃO 
            No início do trabalho as ideias são muitas e até chegar em um produto final, o grupo teve muitas discussões, fazendo-nos perceber o grande leque de possibilidades de trabalho que a construção de um livro ou uma história infantil pode favorecer na educação infantil. Acreditamos que as expectativas ao resultado do trabalho foram superadas e os objetivos propostos atingidos, por saber que nossa construção poderá facilitar e enriquecer também nossa prática pedagógica.
            A construção do livro vez com que pensarmos na diversidade e riqueza que esse trabalho possibilita, dessa maneira o livro “O ovo da coruja” traz uma história que explora todos os eixos citados no RCNEI com tais propostas de conteúdos e atividades:
Matemática: contagem de 1 a 9; sequência lógica da história; senso espacial com o movimento de cada animal; direção e lateralidade; tamanho dos ovos de cada animal; noção de distância e posição apresentadas na história; classificação dos tipos de animais (aves, silvestres); discriminação (semelhança e diferença de cada grupo animal); tempo: dia e noite; situações-problemas relacionadas com a história; formas geométricas e cores.
Linguagem oral e escrita: leitura da história e sua interpretação, releitura da história; formas variadas de apresentação da história; recorte e colagem de revistas dos animais que aparecem na história, pasta de figuras com animais dos determinados grupos; vídeos dos animais vivendo em seus habitat.
Natureza e sociedade: características dos animais apresentados na história, alimentação, locomoção, reprodução, habitat, como convivem (cadeia alimentar); questionamentos para pesquisa (por que a coruja dorme de dia e não a noite? a cobra tem pé, por que a tartaruga anda tão de devagar, por causa do casco que é pesado? por que tem aves que voam e outras não?).
Música: imitação dos sons dos animais apresentados na história; escutar os sons reais desses animais na floresta; cantar músicas infantis que abordem o assunto do livro;
Movimento: imitar os movimentos de cada animal, relaxamento imaginando como o animal tenta sair do ovo; corridas imitando os movimentos; pintura no rosto dos animais para dramatizarem a história.
Artes: exploração de diversas texturas representando a pele ou pena de cada animal; pintura explorando as cores das aves; confecção dos animais com sucata; confecção de quebra-cabeça.
            A diversidade de exploração é muito rica com a proposta do livro infantil, é possível a construção de um projeto que envolva todos da escola e a família, relacionando todas as áreas e tornando o processo de aprendizagem da criança mais significativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
            O trabalho da construção do livro em primeiro momento pareceu-me simples, mas o resultado que este trabalho proporciona é imenso, a discriminação de atividades e conhecimentos que podem ser trabalhados me surpreendeu e me fez pensar mais em minha prática, refletindo sobre a riqueza que posso explorar com minha turma a cada leitura de um livro.
            O mais importante acredito foi quebrar esse tabu que o livro apenas serve para o requisito da linguagem oral e escrita, a ideia da interdisciplinaridade na educação infantil partindo do livro infantil é deslumbrante e acarreta um trabalho de ensino e aprendizagem muito mais significativo, principalmente quanto nos referimos a matemática, ao qual vejo habitualmente que é pouca trabalhada no cotidiano da creche, explorando apenas conteúdos relacionados a números e formas geométricas.
            Essa experiência me instigou ainda mais a buscar um trabalho rico e significativo para meus alunos, acreditando que através dessas práticas sua aprendizagem fique mais prazerosa, estimulando sua criatividade, fantasia, inteligência e seu desenvolvimento integral.
            Além disso, foi muito prazeroso e significativo para minha formação vivenciar esta construção descobrindo que o universo da literatura infantil possibilita um diferencial na prática pedagógica e que somos privilegiados em usufruir desse momento, para, melhor sabe-lo trabalhar com nossos alunos.
Nária Aparecida Moura Ribas.

A elaboração deste livro de educação infantil fez me refletir sobre a importância da literatura infantil como forma de aprendizagem e conhecimento.  Pude perceber que um livro não é apenas a narração de uma historinha qualquer, mas dentro dele há inúmeras possibilidades de conhecimento, se soubermos usá-lo corretamente, conseguiremos instigar em nossos alunos a curiosidade, a criatividade e o gosto pela leitura.  Analisando um livro infantil e elaborando um, pude observar suas cores, suas formas, seus desenhos, a linguagem utilizada, os conteúdos abordados e suas relações com o currículo escolar.
  O trabalho com histórias infantis é sempre muito rico e valioso em uma sala de aula e não pode ser esquecido ou limitado pelos professores, as histórias devem ser exploradas, lidas, relidas, recontadas, ilustradas, devem ser manuseadas pelas crianças, e assim despertar o desejo por novos conhecimentos e novos prazeres.
Luana Caputti

            A realização desse trabalho foi importante por me fazer refletir sobre minha prática e como o trabalho com livro infantil é fundamental, por possibilitar uma exploração de vários conteúdos, inclusive matemáticos.
            A experiência da confecção do livro me encantou e adorei todo processo, de discutir e pensar na história, selecionar as imagens e fazer uma verdadeira arte para ilustrá-lo.
            Além disso tenho certeza que esta vivência se estenderá para minha prática pedagógica, fazendo com que enriqueça mais o meu trabalho na educação infantil, criando histórias e partindo delas para realizar mais atividades que sejam significativas para as crianças.
 Joanina Caputti







ANEXO:
O OVO DA CORUJA

A coruja estava dormindo na árvore e perto dela havia um ovo quebrado, os bichos da floresta ficaram preocupados, achando que poderia ser um dos ovos de seus ninhos.
Como ninguém conversava com a coruja, porque ela voava somente a noite, todos tinham medo e não sabiam nada sobre ela, somente que ela dormia durante todo o dia para atacar a noite. Logo correram para ver se seus ovos estavam seguros e não havia desaparecido nenhum.
O tucano voou até seu ninho em um galho próximo da coruja e logo contou seus ovos:
-1,2,3. Ufa! Estão todos aqui.
A arara fez o mesmo voou até seu ninho também, um pouco mais longe dali e contou:
- 1,2,3,4. Que alívio, não estÁ faltando nenhum.
O peru logo grugulejou:
- tenho que ver meus ovos. 1,2,3, 4, 5, todos aqui, estão seguros.
A tartaruga com dúvida resolveu também verificar, demorou um pouco para chegar até o lugar que os ovos estavam enterrados, porque anda muito devagar, mas conseguiu contar
- 1,2,3,4,5,6. Ai, ai, estão todos aqui.
A pata saiu correndo grasnando para contar seus ovos: =1,2,3,4,5,6,7. Ufa! Não falta nenhum.
O passarinho saiu voando em direção ao ninho, em uma árvore que ficava atrás da árvore onde estava a coruja, morrendo de medo de estar faltando algum, mais foi uma grande surpresa contou:
- 1,2,3,4,5,6,7,8.
 e todos estavam lá.
A cobra também preocupada rastejou até SEU NINHO para contar:
- 1,2,3,4,5,6,7,8. Meu deus! estÁ faltando um, É o ovo que a coruja comeu.
Ficou desesperada, quando viu um de seus filhotes tentando sair debaixo da folha, ufa! Não estava faltando, um dos ovos já havia quebrado, então resolveu contar todos para confirmar
- 1,2,3,4,5,6,7,8,9.
Como não estava faltando nenhum ovo, resolveram aquela noite ficarem acordados observando o que a coruja iria fazer. Tiveram Uma grande surpresa, ao acordar a coruja saiu do galho e logo avistaram algo se mexendo dentro de um ninho, era um DOS filhotes da coruja.
Todos ficaram aliviados e felizes por saber que a coruja também tinha ovos para cuidar e proteger.

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