Nária Ribas; Joanina Caputti;
Luana Caputti
PÚBLICO-ALVO: alunos
do 2º ano do Ensino Fundamental I
JUSTIFICATICA:
A alfabetização muitas vezes se torna maçante para as
crianças, com a apresentação de tantos conteúdos e de forma sistematizada,
deixando de ser prazeroso e causando certo desinteresse nas crianças por não
fazer parte de seu contexto muitos dos assuntos abordados.
A proposta da construção de um jogo de alfabetização vem
com o propósito de facilitar a aprendizagem das crianças, possibilitando
momentos de diversão e conhecimento, estimulando a criança a construir palavras
que auxiliarão no seu processo de alfabetização.
Como as histórias infantis também despertam o interesse
nas crianças, optamos por iniciar o jogo com a história: “Chapeuzinho Amarelo”
(Chico Buarque), que traz uma série de trocadilho de sílabas formando diversas
palavras engraçadas e depois confeccionar a boliche das sílabas para realizar
um jogo de formação de palavras, sabendo que as crianças também ficam motivadas
com atividades que envolvem movimentos.
MATERIAL
UTILIZADO:
Caixa de papelão, garrafa PET,
crepom, EVA, revista e durex largo.
OBJETIVOS:
- Estimular a criança a construir palavras de maneira lúdica;
- Contribuir com o processo de construção da escrita, de modo que a criança tenha uma aprendizagem prazerosa;
- Proporcionar momentos de interação e troca de aprendizagem;
- Formar palavras com diversas sílabas.
DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar o jogo de alfabetização será trabalhado a
história “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, contar a história, observando
os diversos trocadilhos das palavras que a menina faz e como se torna
interessante criar e trocar palavras, criando novos significados. Após separar
a turma em grupos e começar o jogo boliche das sílabas, ao qual devem jogar a
bola nas garrafas tentando derrubá-las, quando mais garrafas derrubarem, mas
sílabas terão para formar as palavras, em cada garrafa constará uma sílaba, ao
derrubar as crianças pegaram as fichas com as determinadas sílabas e tentarão
montar no quadro a maior quantidade de palavras, será necessário cooperação e
raciocínio coletivo para atingir o objetivo proposto.
Cada criança poderá ter uma quantidade de chances para
tentar derrubar as garrafas como na boliche, dessa maneira a possibilidade de
surgir palavras é diversa e as crianças poderão criar e construir. Este jogo
pode ter várias garrafas com uma variedade de sílabas, especificamente este é
composto por oito garrafas, utilizando sílabas de palavras que aparecem na
história trabalhada, dando um significado maior.
O
material é bem colorido para chamar a atenção da criança e estimulá-la a
brincar e aprender, ao mesmo tempo, as garrafas são coloridas cheias de crepom
picado e as bolas confeccionadas de revista, trabalhando um material reciclável
que é possível as próprias crianças confeccionarem.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
A construção do jogo é bastante interessante e
possibilita uma grande exploração quando nos propomos a alfabetizar, ou seja,
pensar em meios que facilite este processo de construção da escrita da criança
é importante para que o professor entenda o desenvolvimento da criança e
repense sua prática a cada dia.
Acreditamos que o processo de alfabetização não é tão
simples e por isso exige um trabalho sério e de pesquisa por parte do
professor, buscando conhecer a criança e seu processo de construção da escrita,
mediando situações que efetivem a aprendizagem e possibilite a criança a ler e
escrever de modo a utilizar esses códigos em sua vida social, fazendo uma
leitura da vida e conseguindo interpretar situações, tornando-as mais
significativas para ela.
Portanto a construção do jogo de alfabetização contribui
muito para nossas práticas, deixando nitidamente claro que é possível realizar
um trabalho com diferencial, que desperte a motivação dos alunos e torne a
aprendizagem mais prazerosa e significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário