sexta-feira, 14 de novembro de 2014

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO: BOLICHE DAS SÍLABAS

Nária Ribas; Joanina Caputti; Luana Caputti

PÚBLICO-ALVO: alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I

JUSTIFICATICA:   
            A alfabetização muitas vezes se torna maçante para as crianças, com a apresentação de tantos conteúdos e de forma sistematizada, deixando de ser prazeroso e causando certo desinteresse nas crianças por não fazer parte de seu contexto muitos dos assuntos abordados.
            A proposta da construção de um jogo de alfabetização vem com o propósito de facilitar a aprendizagem das crianças, possibilitando momentos de diversão e conhecimento, estimulando a criança a construir palavras que auxiliarão no seu processo de alfabetização.
            Como as histórias infantis também despertam o interesse nas crianças, optamos por iniciar o jogo com a história: “Chapeuzinho Amarelo” (Chico Buarque), que traz uma série de trocadilho de sílabas formando diversas palavras engraçadas e depois confeccionar a boliche das sílabas para realizar um jogo de formação de palavras, sabendo que as crianças também ficam motivadas com atividades que envolvem movimentos.

MATERIAL UTILIZADO:
Caixa de papelão, garrafa PET, crepom, EVA, revista e durex largo.

OBJETIVOS:
  1.   Estimular a criança a construir palavras de maneira lúdica;
  2. Contribuir com o processo de construção da escrita, de modo que a criança tenha uma aprendizagem prazerosa;
  3.  Proporcionar momentos de interação e troca de aprendizagem;
  4.  Formar palavras com diversas sílabas.

DESENVOLVIMENTO:
            Para iniciar o jogo de alfabetização será trabalhado a história “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, contar a história, observando os diversos trocadilhos das palavras que a menina faz e como se torna interessante criar e trocar palavras, criando novos significados. Após separar a turma em grupos e começar o jogo boliche das sílabas, ao qual devem jogar a bola nas garrafas tentando derrubá-las, quando mais garrafas derrubarem, mas sílabas terão para formar as palavras, em cada garrafa constará uma sílaba, ao derrubar as crianças pegaram as fichas com as determinadas sílabas e tentarão montar no quadro a maior quantidade de palavras, será necessário cooperação e raciocínio coletivo para atingir o objetivo proposto.
            Cada criança poderá ter uma quantidade de chances para tentar derrubar as garrafas como na boliche, dessa maneira a possibilidade de surgir palavras é diversa e as crianças poderão criar e construir. Este jogo pode ter várias garrafas com uma variedade de sílabas, especificamente este é composto por oito garrafas, utilizando sílabas de palavras que aparecem na história trabalhada, dando um significado maior.
O material é bem colorido para chamar a atenção da criança e estimulá-la a brincar e aprender, ao mesmo tempo, as garrafas são coloridas cheias de crepom picado e as bolas confeccionadas de revista, trabalhando um material reciclável que é possível as próprias crianças confeccionarem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
            A construção do jogo é bastante interessante e possibilita uma grande exploração quando nos propomos a alfabetizar, ou seja, pensar em meios que facilite este processo de construção da escrita da criança é importante para que o professor entenda o desenvolvimento da criança e repense sua prática a cada dia.
            Acreditamos que o processo de alfabetização não é tão simples e por isso exige um trabalho sério e de pesquisa por parte do professor, buscando conhecer a criança e seu processo de construção da escrita, mediando situações que efetivem a aprendizagem e possibilite a criança a ler e escrever de modo a utilizar esses códigos em sua vida social, fazendo uma leitura da vida e conseguindo interpretar situações, tornando-as mais significativas para ela.

            Portanto a construção do jogo de alfabetização contribui muito para nossas práticas, deixando nitidamente claro que é possível realizar um trabalho com diferencial, que desperte a motivação dos alunos e torne a aprendizagem mais prazerosa e significativa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário