AUTOR: Stanley Plácido da
Rosa Silva
O texto traz a trajetória do ensino
de história, quais as transformações históricas para que se constituísse uma
disciplina e suas características quanto disciplina, relatando quais os
objetivos em cada época. Apresentando ainda, como a disciplina de história é
discutida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a importância de se
trabalhar o ensino de história com a história local dos alunos.
Dentro da análise histórica, muitos
foram os momentos marcantes para o ensino de história, no Brasil ela somente se
concretiza como disciplina no século XIX, tendo em vista a preocupação com a
formação nacional e com o Estado Novo (1937-1945) o ensino de história tinha
que ser regulador, mostrando o Estado como bom, o que priorizava era o
nacionalismo.
Somente com o fim do regime militar
o ensino sofre reformulações e acontece a fusão da História com a Geografia,
criando a disciplina de Estudos Sociais, com o dever de trabalhar os deveres
dos cidadãos, ajustando os alunos à realidade, sendo um ser passivo diante da
história. Mas com o surgimento da Associação Nacional de História (ANPUH) e da
Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) a disciplina de Estudos Sociais
entrou no processo de extinção, buscando um ensino de história pautado em eixos
temáticos, também reguladores, pois a política continua sendo o centro do
objeto de estudo.
Assim com uma série de avanços no
ensino de história pode-se enfatizar um aspecto positivo, a flexibilização ao
trabalhar os conteúdos, dando autonomia para o professor e tendo a cidadania
política como eixo transversal nas propostas curriculares, chegando à
compreensão da disciplina como objeto de ação social. Com estes aspectos
apresentados na legislação, mas específico, na Lei de Diretrizes e B Bases nº
9394/96 (LDB) percebe-se ainda a preocupação governamental em especificar o que
se deve ser ensinado em história e sua importância na formação do cidadão
brasileiro.
Nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), que surgiu em um processo de reforma curricular da Educação em
1990, o ensino de história tem como objetivo nortear o ensino brasileiro a
partir de habilidades e competências que se julgam desejáveis aos educandos,
trazendo ainda uma crítica ao ensino tradicional de História, construído na
memorização e repetição de fatos históricos, limitando as possibilidades dos
alunos apenas a repetir lições.
Dessa maneira surge a proposta de se
trabalhar a partir da história local dos alunos, partindo disso para os demais
conhecimentos do ensino de História, visto que a partir do local é possível
identificar uma série de aspectos sociais nas diferentes ações humanas.
Argumentando assim os PCNs, que o trabalho com a história local favorece um
ensino significativo, abordando fatores do cotidiano, da família e de amigos,
possibilitando ao aluno uma compreensão das relações sociais e econômicas da
sua época.
A história local pode ser trabalhada
partindo do local de cada criança e cabe ao professor englobar e despertar os
interesses a conhecimentos dos alunos, contextualizando tudo para ter
significado. Mas falta estes aspectos nos livros didáticos, apresentando muitas
vezes conteúdos inadequados, abordando temas genéricos, ignorando as
especificidades locais.
Porém essa falta de material ou de
informações nos livros didáticos não podem ser vista como empecilho para o
professor, pois ele é capaz de buscar e construir história juntamente com os
alunos e suas histórias locais, buscando meios e alternativas para vencer estes
obstáculos.
Toda essa discussão favorece o que
pode-se destacar como mais importante, a História sendo trabalhada de forma
contextualizada, despertando a atenção dos alunos, superando o ensino
tradicional e formando alunos autônomos e críticos em relação ao que se aprende
na sala de aula.
COMENTÁRIO:
Ao
estudar o texto, a reflexão acerca do ensino de história e sua trajetória
auxilia nós futuras professoras do Ensino Fundamental despertar para as
possibilidades de um trabalho rico e significativo com a História, não
reproduzindo o que fizeram com nós mesmas, ao inserir um conhecimento pautado
em fatos históricos e inadequados, de forma memorizada e totalmente desinteressada.
A História é muito rica e podemos
proporcionar isto aos alunos, de modo a descobrirem o grande universo que podem
descobrir a partir dos seus próprios conhecimentos e de tudo que os cerca, pois
assim fará sentido seu aprendizado, mostrando que aprender é muito bom, fazendo
pensar sobre vários aspectos que poderão fazê-los realizar muitas
transformações, isto de fato será o grande objetivo do ensino de História.
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