sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ensino de História e História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Resumo


AUTOR: Stanley Plácido da Rosa Silva

            O texto traz a trajetória do ensino de história, quais as transformações históricas para que se constituísse uma disciplina e suas características quanto disciplina, relatando quais os objetivos em cada época. Apresentando ainda, como a disciplina de história é discutida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a importância de se trabalhar o ensino de história com a história local dos alunos.
            Dentro da análise histórica, muitos foram os momentos marcantes para o ensino de história, no Brasil ela somente se concretiza como disciplina no século XIX, tendo em vista a preocupação com a formação nacional e com o Estado Novo (1937-1945) o ensino de história tinha que ser regulador, mostrando o Estado como bom, o que priorizava era o nacionalismo.
            Somente com o fim do regime militar o ensino sofre reformulações e acontece a fusão da História com a Geografia, criando a disciplina de Estudos Sociais, com o dever de trabalhar os deveres dos cidadãos, ajustando os alunos à realidade, sendo um ser passivo diante da história. Mas com o surgimento da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) a disciplina de Estudos Sociais entrou no processo de extinção, buscando um ensino de história pautado em eixos temáticos, também reguladores, pois a política continua sendo o centro do objeto de estudo.
            Assim com uma série de avanços no ensino de história pode-se enfatizar um aspecto positivo, a flexibilização ao trabalhar os conteúdos, dando autonomia para o professor e tendo a cidadania política como eixo transversal nas propostas curriculares, chegando à compreensão da disciplina como objeto de ação social. Com estes aspectos apresentados na legislação, mas específico, na Lei de Diretrizes e B Bases nº 9394/96 (LDB) percebe-se ainda a preocupação governamental em especificar o que se deve ser ensinado em história e sua importância na formação do cidadão brasileiro.
            Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que surgiu em um processo de reforma curricular da Educação em 1990, o ensino de história tem como objetivo nortear o ensino brasileiro a partir de habilidades e competências que se julgam desejáveis aos educandos, trazendo ainda uma crítica ao ensino tradicional de História, construído na memorização e repetição de fatos históricos, limitando as possibilidades dos alunos apenas a repetir lições.
            Dessa maneira surge a proposta de se trabalhar a partir da história local dos alunos, partindo disso para os demais conhecimentos do ensino de História, visto que a partir do local é possível identificar uma série de aspectos sociais nas diferentes ações humanas. Argumentando assim os PCNs, que o trabalho com a história local favorece um ensino significativo, abordando fatores do cotidiano, da família e de amigos, possibilitando ao aluno uma compreensão das relações sociais e econômicas da sua época.
            A história local pode ser trabalhada partindo do local de cada criança e cabe ao professor englobar e despertar os interesses a conhecimentos dos alunos, contextualizando tudo para ter significado. Mas falta estes aspectos nos livros didáticos, apresentando muitas vezes conteúdos inadequados, abordando temas genéricos, ignorando as especificidades locais.
            Porém essa falta de material ou de informações nos livros didáticos não podem ser vista como empecilho para o professor, pois ele é capaz de buscar e construir história juntamente com os alunos e suas histórias locais, buscando meios e alternativas para vencer estes obstáculos.
            Toda essa discussão favorece o que pode-se destacar como mais importante, a História sendo trabalhada de forma contextualizada, despertando a atenção dos alunos, superando o ensino tradicional e formando alunos autônomos e críticos em relação ao que se aprende na sala de aula.

COMENTÁRIO:
            Ao estudar o texto, a reflexão acerca do ensino de história e sua trajetória auxilia nós futuras professoras do Ensino Fundamental despertar para as possibilidades de um trabalho rico e significativo com a História, não reproduzindo o que fizeram com nós mesmas, ao inserir um conhecimento pautado em fatos históricos e inadequados, de forma memorizada e totalmente desinteressada.

            A História é muito rica e podemos proporcionar isto aos alunos, de modo a descobrirem o grande universo que podem descobrir a partir dos seus próprios conhecimentos e de tudo que os cerca, pois assim fará sentido seu aprendizado, mostrando que aprender é muito bom, fazendo pensar sobre vários aspectos que poderão fazê-los realizar muitas transformações, isto de fato será o grande objetivo do ensino de História. 

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